O candidato à prefeitura do município de Coari, distante a 370 quilômetros de Manaus (AM), Raione Cabral (Mobiliza) foi preso pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira, 2, após jogar dinheiro para população na praça Getúlio Vargas, na região central da cidade.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a praça pública lotada de pessoas. Nas imagens, o candidato e apoiadores aparecem em cima de uma estrutura jogando cédulas de dinheiro em espécie. Não há informações da quantia exata distribuída.
Segundo a Legislação Eleitoral, é crime “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer a abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”.
De acordo com as informações declaradas pelo candidato ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Raione, que é advogado, não possui bens declarados.
Apesar de ainda aparecer como candidato no sistema da Justiça Eleitoral, Raione Cabral anunciou renúncia do pleito municipal no último dia 17 de setembro para apoiar o candidato do PMB, Harbem Avelar. A aliança tem como objetivo unir forças contra a candidatura de Adail Pinheiro (Republicanos) ao Executivo municipal.