Um dos primeiros passos de um romance, ou de um lance, é o beijo. O ato, de forma apaixonada, sela vínculos e promove conexões vigorosas entre os parceiros. Mas também pode ser um fator de desestimulo a uma futura relação caso não 'encaixe'.
Natali Gutierrez e Renan de Paula, sexólogos e nomes à frente da Dona Coelha, comentam como o um beijo é capaz de transmitir as mais diferentes emoções e fortalecer, ou não, vínculos emocionais. "Beijar é uma forma de expressar desejo e paixão pelo outro, mantendo viva a chama da atração e do romance", destacou Renan.
"No contexto dos relacionamentos, o beijo é tanto um ato de dar quanto de receber amor e carinho", acrescenta Natali Gutierrez "Beijar pode reduzir os níveis de estresse e ansiedade, proporcionando uma sensação de calma e relaxamento", completou a especialista.
Outro ponto interessante abordado pelos especialistas é o papel dos hormônios no ato de beijar. "Beijar estimula a liberação de hormônios como a ocitocina, conhecida como o 'hormônio do amor', que promove o bem-estar e a ligação emocional", explicou Renan.
O beijo transcende o mero gesto físico e se torna uma poderosa ferramenta de conexão emocional e intimidade nos relacionamentos humanos, proporcionando benefícios tanto para o bem-estar mental quanto físico”, concluiu Natali.
• Preliminares antes do beijo tem um poder grande no desejo. O beijo desejado, conquistado, pode ser muito melhor. A troca de olhares, falas ao pé do ouvido, e outros artifícios potencializam o momento.
Parte sensível do beijo é o sabor dele. Sentir o 'gosto' do outro pode ser excitante, mas se um mau hálito imperar na boca, o efeito tende a ser contrário. Balas, chicletes e outros produtos para melhorar o hálito são recursos sempre válidos. As balas, em especial, ganham ainda a chance de serem compartilhadas entre as línguas.
• Viva o momento. Explore, com cuidado e respeito, o corpo do outro para explorar outros sentidos. Esteja atento à boca, mas também aos sinais que o outro dá para ditar o ritmo. Não vá com tudo, alterne entre momentos mais intensos e mais lentos durante o beijo.
Prefira sempre usar mais o lábio inferior durante o beijo. Assim como a língua, que pode ser usada de diversas formas para que seja inesquecível.